(11) 3355-3820 (11) 95073-1468 DAS 8H ÀS 20H

Prótese de quadril - perguntas mais frequentes

Respostas para perguntas mais frequentes sobre a prótese de quadril. Evidentemente, são questões genéricas e cada paciente-caso devem ser analisados individualmente.


1- Quanto tempo vai durar minha prótese?

R: A resposta mais comum é de 15-20 anos. Isso depende de vários fatores e é impossível garantir um tempo mínimo. Pelos trabalhos mais recentes, a chance de sua prótese durar pelo menos 10 anos é de quase 95%.

2- Quais são os problemas que uma prótese de quadril pode dar?

Todas as complicações da cirurgia de prótese de quadril giram em torno de 1-2%. São eles: infecção (muitos pacientes chamam de rejeição), trombose, luxação (que é quando a prótese sai do lugar), fraturas no momento da cirurgia, lesões de nervo, etc... Todas complicações exigem cuidados rotineiros para que se possa evitar ao máximo a ocorrência mas infelizmente, mesmo tomando todas as precauções, pode ser que ocorra. Converse bem com seu médico para tirar todas suas dúvidas.


3- O que é via de acesso?

Via de acesso é o modo que o cirurgião usa pra poder fazer a cirurgia. Existem três modos clássicos: via anterior (pela frente), via lateral (pelo lado) ou via posterior (por trás). Cada via tem seus prós e contras e normalmente cada cirurgião tem sua via de escolha. Vale conversar bem com seu ortopedista sobre isso.


4- O que é prótese de cerâmica? Essa é a melhor prótese?

A sua nova articulação será dada entre dois implantes: a cabeça da prótese e a nova parte acetabular (da bacia). A primeira pode ser de metal ou cerâmica e a segunda pode ser de metal, cerâmica ou de polietileno (que é um tipo de plástico). Teoricamente, poderia ser combinado qualquer par desses, e cada escolha vai ter suas vantagens e desvantagens. O par cerâmica - cerâmica é o que tem menos desgaste e, na teoria, seria o que duraria mais. Porém isso não significa que seja a melhor escolha pro seu caso. Discuta bem com o cirurgião de sua escolha sobre os tipos de próteses.

5- Quanto tempo vou ficar internado? Em quanto tempo vou ficar bem?

O tempo de internação e recuperação é muito variável para cada paciente. A média de internação é de 2-5 dias e um período estimado para que o paciente esteja bem para atividades diárias, caminhando bem é próximo dos 3 meses.

Eventualmente, para atividades mais demandantes (esportivas, por exemplo) um período de reabilitação maior seja necessário para um fortalecimento muscular e segurança do paciente adequados.

Vale salientar que a cirurgia atual permite que o paciente fique de pé e caminhe logo no primeiro dia após o procedimento, não necessitando longos períodos acamado.

6- Quais esportes posso fazer com prótese de quadril?

Pergunta muito feita pelos pacientes que serão submetidos a prótese de quadril. Quanto mais impacto, contato físico e mudanças de direção bruscas tiver a atividade esportiva, mais o paciente irá exigir da prótese e, em teoria, a mesma "gastará" mais rápido. Atividades esportivas recomendadas seriam de mais baixo impacto: natação, hidroginástica, Pilates, musculação, bicicleta, tênis em duplas, caminhada, etc...

Porém, esse tema é bem pessoal e vale a pena conversar com calma sobre isso com seu ortopedista.

 

Voltar

Localização