(11) 3355-3820 (11) 95073-1468 DAS 8H ÀS 20H

Coluna

​Diferentemente da descrição de inúmeras técnicas cirúrgicas avançadas e patologias, as quais o visitante dessa página pode reconhecer facilmente em outras páginas da internet, começo esta introdução tentando passar conhecimento do tratamento geral de coluna aos pacientes.


Em primeiro lugar, é importante lembrar que dor na coluna nem sempre é causado por doenças da coluna e que, mesmo quando a causa vem da coluna, nem sempre conseguimos identificar corretamente o foco de dor.

O diagnóstico preciso da dor vem de uma série de informações a que são filtradas e interpretadas pelos médicos que podem, a partir daí, sugerir um tratamento baseado com seus achados.

Vem dai o entendimento importante de que o diagnóstico e tratamento não são facilmente achados em um exame de imagem e que não há nenhum método de exame de imagem ou laboratório isolado que dê precisamente o diagnóstico de um paciente.O diagnóstico vem, sim, de uma combinação de achados sobre a história do paciente (características de sua queixa, tempo de duração, fatores de melhora e piora, relação com o trabalho e tratamento prévios, entre outros); o exame físico do médico e por fim os exames subsidiários (laboratório e imagem). Somente quando uma somatória de todas essas parcelas sugere um diagnóstico plausível temos um resultado a trabalhar.

A boa Ortopedia, assim como a boa Medicina, parte de um atendimento médico atencioso e dedicado. Partindo daí o ortopedista pode, de maneira diferenciada, fazer um tratamento exclusivo para cada paciente. Lembremos que cada ser humano tem suas particularidades e portanto deve receber o tratamento individualmente e não padronizado.

O tratamento da coluna vertebral, como qualquer outro, começa com um bom diagnóstico. Isso, somado a dedicação de ambos paciente e médico, é a receita para um bom resultado.

 

Voltar

Localização