Quadril

​O quadril é uma articulação muito importante para sustentação do corpo, execução de atividades diárias simples e prática de atividades esportivas, pois consiste justamente na junção entre os membros inferiores e o osso da bacia.

O quadril é muito importante para a simples sustentação do corpo, execução de atividades diárias simples e prática de atividades esportivas. O encaixe do quadril deve ser perfeito e, por isso, fazem parte desta articulação, além da parte óssea, estruturas protetoras e estabilizadoras, como a cartilagem, o labrum e a musculatura pélvica.

No entanto, algumas alterações anatômicas, junto com traumas esportivos ou recreacionais e lesões degenerativas podem contribuir para o desenvolvimento de doenças desta articulação ou regiões próximas a ela. São os casos de osteoartrose do quadril (doença muito comum em pacientes mais idosos ou jovens com doenças sistêmicas associadas); impacto fêmoro-acetabular e lesão labral; doenças da cartilagem; fraturas; lesões músculo-tendíneas e bursite.

O diagnóstico correto destas patologias depende de uma história médica detalhada e um exame físico minucioso, associados a exames de imagens, como radiografia, tomografia e ressonância magnética. A partir de um diagnóstico correto, há diversas modalidades de tratamento a depender da doença encontrada: repouso, fisioterapia, alongamento, fortalecimento muscular e cirurgias, como a artroscopia e artroplastia do quadril.